topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Culturais » Faro relembra o Açorianíssimo Luciano de Resende Mota Vieira


Faro relembra o Açorianíssimo Luciano de Resende Mota Vieira

Textos e Fotos de: Arlete Fraga
Adiaspora.com

(Agosto de 2010)

 

José Luís Mota Vieira e em 2º plano o homenageado,
Luciano de Resende Mota Vieira

No passado dia 23/07/10, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, foi homenageado Luciano de Resende Mota Vieira pelo seu sobrinho José Luís Mota Vieira (Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores no Algarve).

Ilustre açoriano, cidadão exemplar, nasceu em S. Pedro, Ponta Delgada a 22 de Setembro de 1920.

Destacou-se pelos seus dotes intelectuais e morais, foi condecorado Cavaleiro da Ordem do Rei Leopoldo da Bélgica, Comendador da Ordem de Mérito de Portugal e digna medalha de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Foi docente em diversos estabelecimentos de ensino, onde partilhou a sua vasta cultura com sucessivas gerações, nomeadamente no domínio da história e com realce para a história açoriana.

Elementos do público presentes na homenagem a Luciano de Resende Mota Vieira

Foi assíduo e competente colaborador na comunicação social, tendo ocupado o cargo de director do jornal «Açoriano Oriental».

Foi autor e apresentador do programa televisivo, "O Nome da Rua", sobre as ruas dos Açores. Os 46 programas foram emitidos pela RTP Açores em 1993 e 1994.
A sua acção nos serviços de turismo, pelo domínio que tinha de várias línguas, foi de enorme importância para a divulgação da cultura açoriana, acompanhando em visitas guiadas turistas e personalidades destacadas.

Pertenceu à direcção de variadíssimos organismos e teve diversas funções tais como professor, jornalista, historiador, tradutor, guia turístico e deputado municipal.
A Assembleia Legislativa dos Açores, na sessão de 15 de Março de 1994, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo seu falecimento.
Tem desde 1994 o seu nome perpetuado numa rua de Ponta Delgada, por decisão da Câmara Municipal.

Luciano Mota Vieira foi merecidamente relembrado e a sua moralidade, assim como a sua vasta cultura permanecerão infinitamente no coração e no pensamento dos Açorianos.

Salientamos ainda o bom trabalho levado a cabo pela Casa dos Açores do Algarve e pelo o seu Presidente, Ruben Santos, na organização deste evento cultural celebratório da nossa Acorianidade

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Culturais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

eeee kjxckklcdlk